top of page

Quarta-feira, 10 de junho de 2026

10 de jun.
7 min de leitura

Hoje, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas Portuguesas, estreou na televisão a minha participação no programa “Conversa Com”, apresentado pela Rita Ferro Rodrigues no Conta Lá, onde conversámos sobre o percurso que me tem levado a expor as minhas ideias perante um público cada vez maior. A própria apresentação que a Rita fez de mim – descrevendo-me como alguém que procura combater a polarização, desconstruir preconceitos e incentivar a participação cívica – levou-me a pensar menos na entrevista em si e mais naquilo que representa aceitar ocupar um espaço público. Afinal, até que ponto é possível crescer sob o olhar permanente de milhares de pessoas sem que a personagem construída pel@s outr@s acabe por engolir a pessoa que realmente somos? E será que, ao escolher este caminho, não estarei a aceitar entrar num sistema que transforma seres human@s em figuras públicas para depois as consumir como entretenimento? Foi esta inquietação que me levou a refletir sobre o conceito de fama e sobre a forma como a indústria mediática tantas vezes destrói @s seus/suas própri@s ícones.


O primeiro exemplo que me veio à cabeça foi Michael Jackson, talvez por representar uma das formas mais extremas de transformação de uma pessoa em espetáculo público. Durante anos, os media não se limitaram a noticiar a sua vida: foram construindo, peça a peça, uma figura quase ficcional, suficientemente estranha para ser consumida, ridicularizada e temida. A sua doença de pele, as cirurgias, a relação com o corpo, os problemas de saúde, as dificuldades financeiras e, mais tarde, as acusações de abuso foram sendo tratad@s menos como dimensões complexas de uma existência humana e mais como capítulos de uma narrativa de queda. Mesmo quando a justiça o absolveu, a imagem já estava em grande parte fixada; e, quando a opinião pública decide que alguém é um monstro, raramente está interessada em rever o enredo que ajudou a construir. O que me inquieta neste caso não é apenas a violência da exposição, mas a facilidade com que tod@s participamos nela: clicando, comentando, rindo, especulando, como se a vida de alguém pudesse ser reduzida a entretenimento coletivo.


Mas aquilo que mais me impressiona na história de Michael Jackson talvez nem seja a forma como foi tratado em vida, mas sim aquilo que aconteceu depois da sua morte. Em 2009, acumulava uma dívida superior a 500 milhões de dólares; poucos anos mais tarde, o seu património já tinha gerado milhares de milhões em receitas, tornando-se um dos legados mais lucrativos da História da indústria do entretenimento. Não vejo estes números apenas como um fenómeno económico. Vejo-os como um paradoxo profundamente humano: a mesma sociedade que durante anos o reduziu a um espetáculo redescobriu o seu génio quando ele deixou de poder responder, contradizer ou simplesmente existir. Um(a) artista viv@ é imprevisível, comete erros, envelhece e reclama a sua própria narrativa; um(a) artista mort@ transforma-se num símbolo estático, facilmente celebrad@, comercializad@ e reinterpretad@. Talvez seja precisamente aqui que reside uma das características mais inquietantes da fama: quando a pessoa desaparece, a personagem torna-se finalmente perfeita. A consagração chega quando já não existe ninguém para a viver.


É precisamente por isso que olho para Taylor Swift com tanto interesse. O episódio envolvendo Kanye West e Kim Kardashian, em 2016, mostra como este mecanismo continua a repetir-se, ainda que sob formas diferentes. Independentemente da verdade dos factos, a narrativa de que Taylor manipulava constantemente a opinião pública espalhou-se com uma rapidez impressionante, culminando na hashtag #TaylorSwiftIsOverParty, que chegou a ser a tendência mundial mais utilizada no Twitter. No documentário “Miss Americana”, a própria descreve esse momento como aquele em que, pela primeira vez, sentiu que o mundo tinha decidido quem ela era antes mesmo de a ouvir. Talvez seja precisamente isso que mais me inquieta: a facilidade com que uma narrativa pública pode adquirir vida própria e tornar-se mais poderosa do que a pessoa a quem supostamente diz respeito. Confesso que passo a minha vida a pensar na ideia de que qualquer exposição mediática, por mais pequena que seja, implica aceitar o risco de que, um dia, deixarei de controlar a história que contam sobre mim.


Se Michael Jackson demonstra como a fama pode transformar alguém num(a) vilã(o), Marilyn Monroe mostra um mecanismo diferente, mas igualmente eficaz: reduzir uma pessoa a uma única característica até tudo o resto deixar de existir. No seu caso, essa característica foi a imagem de símbolo sexual. A indústria cinematográfica e a imprensa passaram décadas a alimentar a ideia da “loira burra”, ignorando deliberadamente a mulher que estudava representação, lia literatura, negociava contratos e chegou mesmo a criar a sua própria produtora para conquistar maior autonomia sobre a carreira. Sempre que procurava afirmar-se para lá da personagem que lhe tinham atribuído, era frequentemente descrita como difícil, instável ou incapaz de compreender o funcionamento da própria indústria. O seu corpo tornou-se igualmente objeto de escrutínio permanente: ora demasiado magra, ora demasiado pesada, como se até a sua aparência pertencesse ao domínio público. Quanto mais a figura de Marilyn Monroe era celebrada, menos espaço parecia existir para Norma Jeane.


Ao olhar para o percurso de Taylor Swift, torna-se difícil não reconhecer ecos deste mesmo padrão. Apesar de ser uma d@s compositor@s mais bem-sucedid@s da sua geração, durante anos viu a autoria das suas canções ser sistematicamente posta em causa, como se o sucesso de uma mulher tivesse sempre de ser explicado pelo talento de outra pessoa. Mesmo depois de escrever integralmente o álbum “Speak Now”, a suspeita persistiu. Mais tarde, quando retirou o seu catálogo do Spotify em defesa de uma remuneração mais justa para @s artistas, foi frequentemente retratada como gananciosa; e, sempre que adota estratégias comerciais semelhantes às de muitos colegas masculinos, como o lançamento de múltiplas variantes dos seus álbuns, volta a ser acusada de colocar o lucro acima da música. Também o escrutínio sobre o seu corpo parece nunca cessar: primeiro demasiado magra, depois demasiado pesada, como se a aparência de uma mulher continuasse a ser entendida como um assunto de interesse público. Mudam as décadas e mudam as protagonistas, mas permanece a dificuldade em aceitar que uma mulher possa ser autora da sua própria história.


Se Marilyn Monroe me fez refletir sobre a redução de uma pessoa à sua imagem, Amy Winehouse revela uma terceira dimensão igualmente perturbadora: a transformação do sofrimento em entretenimento. A sua dependência, os problemas de saúde e a relação conturbada com Blake Fielder-Civil deixaram rapidamente de ser encarad@s como circunstâncias humanas complexas para passarem a constituir uma narrativa de consumo permanente. @s paparazzi aguardavam-na à porta de casa, perseguiam-na nas ruas e fotografavam cada recaída, como se a degradação de uma pessoa fosse mais valiosa do que o seu talento. Ao mesmo tempo, milhões de pessoas ouviam “Back to Black”, um álbum profundamente marcado pela sua experiência pessoal, enquanto acompanhavam quase em tempo real o agravamento da sua situação. Depois da sua morte, repetiu-se um padrão já conhecido: aquilo que antes era explorado como escândalo passou a ser celebrado como génio, convertendo Amy Winehouse numa memória amplamente admirada, quando já não podia participar na construção do próprio legado.


Também neste aspeto encontro um contraste interessante com Taylor Swift. Tal como Amy Winehouse, viu a sua vida amorosa transformar-se num objeto de escrutínio permanente, reduzindo frequentemente a sua identidade pública à sucessão de relações afetivas e à ideia simplista de que toda a sua obra existe apenas para falar de antigos namorados. No entanto, em vez de procurar esconder esse escrutínio, escolheu frequentemente incorporá-lo na própria criação artística. Em “Blank Space”, exagera deliberadamente a caricatura da mulher instável construída pelos media, expondo o absurdo dessa narrativa; no seu sexto álbum de estúdio “reputation”, transforma o momento de maior rejeição pública numa afirmação de controlo sobre a sua imagem; e, na canção “Anti-Hero”, aborda de forma aberta as suas inseguranças, retirando parte do poder que a especulação externa costuma exercer sobre elas. Em vez de fugir às histórias que outr@s contam sobre si, parece preferir reescrevê-las, transformando aquilo que poderia servir para a fragilizar em matéria-prima para a sua própria expressão artística.


Depois de olhar para estes percursos em conjunto, começo a perguntar-me se Taylor Swift não estará a tentar fazer algo que raramente vimos acontecer com esta dimensão: construir o próprio legado enquanto ainda tem plena capacidade para o disputar. Ao recuperar os direitos da sua obra através das regravações, ao responder ao escrutínio através da música e ao integrar as críticas na sua própria narrativa artística, parece recusar a ideia de que serão @s outr@s a definir quem foi ou o que representou. Não significa que tenha deixado de estar sujeita às mesmas dinâmicas que atingiram Michael Jackson, Marilyn Monroe ou Amy Winehouse; significa apenas que procura enfrentá-las de forma diferente, transformando vulnerabilidades em autoria e controlo criativo. A questão que permanece, porém, é inevitável: será possível preservar a pessoa por detrás da figura pública enquanto esta continua a crescer, ou estará esse equilíbrio condenado a tornar-se cada vez mais difícil à medida que aumenta a dimensão do fenómeno? É precisamente essa incógnita que torna o seu percurso tão fascinante de acompanhar em tempo real. Que sorte a minha…


Ao regressar mentalmente ao Dia de Portugal e à minha conversa com a Rita Ferro Rodrigues, percebo que a inquietação que me acompanhou depois de ver o resultado final do meu episódio no programa não nasceu apenas da televisão, nem sequer da possibilidade de ser visto por mais pessoas. Nasceu sobretudo da consciência de que qualquer percurso público exige uma negociação permanente entre presença e preservação: querer participar no debate coletivo sem deixar que esse mesmo debate nos reduza a uma versão simplificada de nós própri@s. Talvez seja esse o verdadeiro peso da exposição. Não é apenas ser criticad@, mal interpretad@ ou observad@; é perceber que, quanto mais uma pessoa cresce publicamente, mais difícil se torna preservar a distância entre quem realmente somos e quem @s outr@s acreditam que somos. Ainda assim, continuo a acreditar que vale a pena ocupar espaço, falar, criar e participar. O futuro não pode ser deixado apenas a quem não teme ser visto. Talvez o desafio seja precisamente esse: aprender a estar em público sem abdicar da própria humanidade.

 
 
bottom of page